Como editar fotos no lightroom ?

Você tirou a foto, o ângulo é perfeito e você está feliz com a composição, mas está apenas na metade do caminho. É hora de editar a foto e trazer à tona os melhores elementos, cores e nitidez da imagem. A ferramenta perfeita para fazer isso : Lightroom.

Como editar fotos no Lightroom
 
Deseja editar fotos no Lightroom de forma rápida e fácil ? Confira nossas presets Lightroom com guia incluído !
presets lightroom

O que é Lightroom ?

Lightroom é um editor de fotos desenvolvido pela Adobe. Um programa projetado para fotógrafos contemporâneos, Adobe Lightroom cobre a maioria, se não todas, as ferramentas de manipulação de imagem que você provavelmente precisará. Entretanto, o Lightroom é muito mais do que um programa de edição de imagem. Ele também ajuda a importar, organizar, gerenciar e encontrar suas imagens.

Como o Lightroom é baseado em nuvens, você pode acessá-lo de qualquer dispositivo. As mudanças que você fizer em um dispositivo serão aplicadas em qualquer outro lugar. Isto o torna ideal para a edição de fotos em movimento

Como editar uma foto usando o Lightroom ?

Na fotografia, sua câmera é apenas a primeira ferramenta que você utiliza para obter uma imagem decente. Mas o poder do software de edição de fotos como o Lightroom vai surpreendê-lo. Eles permitem embelezar a foto, contar uma história especial e mostrar seu estilo único.

Presets Lightroom para editar suas fotos

Etapa 1 : Prepare a foto

Primeiro, abra o aplicativo e importe sua foto para a ferramenta clicando no ícone da imagem com um + no canto inferior direito. Em seguida, vá para a foto que você deseja editar indo para "Todos" e selecionando a imagem. Em seguida, fazer quaisquer pequenas alterações na foto - como corte e rotação - para prepará-la para mudanças mais significativas, como ajustes de cor e exposição. Você também pode escolher usar o pincel de cura nesta etapa, especialmente se estiver editando retratos no Lightroom. Isto permite esconder quaisquer imperfeições ou manchas de poeira na foto.

Etapa 2 : Editando a exposição

A seguir, passe para as ferramentas de edição de exposição usando a aba "Light" no Adobe Lightroom. Você verá então vários controles deslizantes que você pode usar para ajustar a luz em sua foto:

  • Exposição : esta aba permite ajustar a exposição geral da foto. Se sua foto estiver um pouco escura demais, por exemplo, você pode deslizá-la para a direita para iluminá-la.
  • Contraste : Este deslizador aumenta a diferença entre as áreas escuras e claras da foto.
  • Destaque : O controle deslizante de destaque foca apenas nas áreas claras da foto. Aumentar os destaques torna as áreas claras mais brilhantes, e diminuir os destaques as torna mais escuras. A diminuição dos destaques também remove alguns detalhes e suaviza o quadro geral.
  • Sombras : O ajustador de sombras faz o oposto do deslizador Highlights: ele afeta as áreas escuras da foto. A iluminação das áreas escuras de uma foto pode revelar mais detalhes na imagem.

Etapa 3 : Mudar as cores

Para mudar a cor da imagem, vá para a aba "Colour" na parte inferior da tela. A partir daqui você pode fazer sua foto em preto e branco usando o botão P&B à esquerda da tela, ou mudar a mistura de cores usando a roda de cores à direita da tela. Com a ferramenta de mistura de cores, você pode mudar a tonalidade, saturação e luminância de cada cor na foto. Assim, se você selecionar amarelo, por exemplo, você pode ajustar os tons de amarelo na foto individualmente.

Abaixo disso você verá os controles para o equilíbrio do branco, que afeta o "verdadeiro branco" de sua imagem. Se você preferir não ajustar cada deslizador individualmente, use o menu suspenso para escolher entre várias presets de balanço de branco.

Etapa 4: Efeitos e detalhes da mudança

Além da exposição básica e mudanças de cor, Adobe Lightroom oferece uma ampla gama de outros efeitos e ajustes de detalhes, inclusive:

  • Clareza: Este controle deslizante ajusta essencialmente o contraste, mas em uma escala menor. Movendo este deslizador para a direita, você pode acrescentar nitidez e detalhes à imagem.
  • Dehookage: Esta ferramenta afeta o embaçamento em uma imagem. Arrastá-lo para a direita remove o borrão, enquanto que arrastá-lo para a direita aumenta o borrão e suaviza a imagem.
  • Vinheta: Este cenário imita as lentes da antiga câmera, que produzia fotos com bordas escuras. (O próximo deslizador, "Feather", muda a severidade do efeito vinheta).
  • Grão: Se você quiser fazer sua imagem digital parecer um filme, você pode usar o controle deslizante "Grão" para adicionar essa textura e detalhes. Há também deslizadores que mudam o tamanho e a rugosidade do grão.
  • Detalhe: Se você descobrir que algo em sua imagem não está totalmente em foco, você pode usar o controle deslizante "Detalhe" para adicionar nitidez à foto.


Passo 5: Afinar a foto

Até agora, os ajustes e mudanças que você fez afetaram toda a foto. Entretanto, você pode usar as edições seletivas para fazer o mesmo tipo de ajustes em uma escala menor. Em vez de aplicar a mudança em toda a foto, você pode usar um pincel para "pintar" esse ajuste em uma parte selecionada da imagem. Por exemplo, utilizando a Ferramenta da Luz como escova, você pode escurecer até mesmo pequenas áreas da foto e criar mais contraste.

Salvar configurações de fotos como um preset

Também conhecidos como presets, os presets são uma ótima maneira de dar rapidamente a várias imagens a mesma aparência em Lightroom. Veja como fazer isso :

  • Aplique as configurações desejadas a uma foto e pressione o ícone "Mais" (três pontos).
  • Clique em "Criar uma predefinição".
  • Nomeie a preset, verifique as configurações que deseja incluir e, em seguida, pressione a marca de verificação para salvar a predefinição.
  • Finalmente, selecione a foto à qual você deseja aplicar esta pteset criada, vá para "Predefinições" e você a encontrará em "Sua".

Edição de uma foto com os presets do Lightroom

Se lhe déssemos um roteiro para produzir edições ou melhorias de alta qualidade, isso o levaria diretamente ao Lightroom e suas presets. Este é um ótimo ponto de partida para a edição de imagens e pode economizar muito tempo na obtenção do visual desejado, sem ter que passar longas horas editando. Para prosseguir, basta importar e abrir sua foto, vá para a guia "Presets". Então clique na preset que se adequa ao seu estilo e pronto! Como o Lightroom é um software não destrutivo, você pode sempre recuperar o aspecto original de sua foto.


Deixe um comentário