O que é preset ? Definição e uso

Você já se perguntou como algumas pessoas na internet conseguem ter um estilo fotográfico tão facilmente reconhecível ? As redes sociais, em particular, têm um olhar que pode ser visto em todas as suas fotos. Tanto fotógrafos profissionais quanto amadores também conseguem impor sua identidade através de suas fotos.

A resposta única : Presets !

O que é preset ? Definição e uso
 

Deseja presets profissionais do Lightroom ? Baixe nossas presets Lightroom com guia incluído !

presets lightroom
  

Preset : definição e utilização

Definição de uma preset

Mas o que é exatamente uma preset ? Este é um conjunto de pré-ajustes estes também são conhecidos como parâmetros pré-definidos, que foram salvos para uso em software de edição de fotos, como o Lightroom. Elas são aplicadas às fotos da mesma forma que um filtro. O grande diferencial das presets é que elas são personalizáveis.

As presets simplesmente permitem manter determinados ajustes no aplicativo ou software, sem ter que reajustá-los para cada imagem. É uma opção rápida com um clique. É uma biblioteca, por assim dizer, de ambientes. Basta clicar sobre ele e as configurações serão aplicadas à imagem que está sendo processada. É isso aí!

Descubra nossas presets

Utilização de presets

Algumas pessoas compram presets de outras, enquanto outras criam seus próprios presets com seu próprio estilo. Independentemente de como as presets são criadas, elas podem ser as melhores amigas de um fotógrafo ou influenciador, desde que dêem seu toque pessoal.

As presets são uma das mais poderosas ferramentas de pós-produção para simplificar o processo de processamento. Se você faz regularmente as mesmas configurações ao editar suas fotos, aprender a criar ou usar presets pode ajudá-lo muito a reduzir a repetição em seu fluxo de trabalho.

Além disso, a utilização de presets oferece uma vantagem de marketing significativa. Em uma estratégia de branding, ter o mesmo visual em suas fotos ou vídeos publicitários torna a marca facilmente memorável. Esta consistência de estilo fotográfico serve em particular para aumentar a visibilidade. Também fortalece a reputação do estabelecimento.

Se você quiser aprender como usar presets no Lightroom, confira nossos guias para usar presets no Lightroom celular e usar presets no seu Lightroom desktop.

Como as presets diferem uma da outra ?

Alguns softwares de edição de fotos oferecem presets gratis. Outros oferecem uma gama de pré-ajustes pagos. Além dessas duas opções comuns, há também presets que são vendidas separadamente. Estes são criados e desenvolvidos por fotógrafos profissionais, artistas e desenvolvedores talentosos. Como essas presets diferem uma da outra ?

O estilo da preset

O estilo da preset

A evolução da tecnologia, especialmente das redes sociais, acelerou o avanço das necessidades de conteúdo. E como as imagens estão entre os conteúdos mais procurados e rentáveis, a fotografia também experimentou uma explosão. A concorrência tornou-se feroz, é mais importante do que nunca se destacar.

Ter uma preset que reflete sua imagem ou sua marca lhe dá uma vantagem sobre a concorrência. Com isto em mente, é portanto essencial escolher o estilo de preset a ser usado : preset natural, praia, verao, por do sol, etc.

A qualidade da preset

Quer você mesmo a crie ou a compre, uma preset deve ser de alta qualidade para evitar arruinar sua foto. A qualidade de uma predefinição é baseada principalmente na consistência dos níveis de ajuste. Sem esquecer que se trata também de ser criativo.

A qualidade da preset


Entre contraste, brilho e sombras, é difícil para um novato encontrar seu caminho. Uma alternativa melhor é contratar um fotógrafo profissional ou um artista. Além disso, você também pode aprender as noções básicas de fotografia e retoque para criar predefinições de qualidade.

Os benefícios da utilização de presets

Economia de tempo

O principal objetivo de utilizar uma predefinição é economizar tempo no pós-processamento, reutilizando configurações pré-definidas em várias imagens. Além disso, alguns softwares ou aplicativos de edição permitem a edição em lote.

Uma preset pode, portanto, ser aplicada a vários tiros ao mesmo tempo. Isto economiza muito tempo, especialmente para profissionais e semi-profissionais na fotografia.

Trabalho consistente

Para seus comerciais ou para alimentar seu Instagram ou Facebook, é recomendável ter um estilo consistente. Ao usar a mesma preset ou olhar para suas imagens, sua marca será ainda mais reconhecível e terá mais consciência. Também ajuda a evitar contrastes entre imagens da mesma coleção, como para seus produtos, por exemplo.

Desenvolvendo seu estilo

Depois de criar uma predefinição especial para sua marca, você descobrirá que ainda é possível desenvolver seu estilo. Afinal de contas, é uma predefinição e cada imagem é ligeiramente diferente. Por exemplo, se você tirar duas fotos idênticas mas a exposição de uma delas for uma parada mais baixa, a preset deve ser ligeiramente diferente em cada imagem.

Felizmente, você pode mudar a imagem uma vez que a predefinida tenha sido colocada na imagem. Isto permite que você encontre e desenvolva seu próprio estilo.


Deixe um comentário