Como salvar presets no lightroom ?

O Lightroom é o software de escolha para fotógrafos sérios e profissionais, mas também para amadores. Acessível, ergonômica e versátil, esta ferramenta de edição de fotos também permite que você gerencie suas fotos com eficiência. Além dessas características vantajosas, o Lightroom oferece aos usuários presets.

Como salvar presets no lightroom ?
Também conhecidos como predefinições, presets eles dão um aspecto estilizado e uma nova aparência às imagens. O ótimo dos presets é que eles podem transformar o visual de uma imagem instantaneamente, economizando muito tempo no processo de edição. 

 

Deseja presets profissionais do Lightroom ? Baixe nossas presets Lightroom com guia incluído !

presets lightroom

 

Passo 1 : Retocar a foto

Para descobrir o estilo que você quer dar às suas imagens, você tem que começar tirando uma foto e fazendo alguns testes. Ao lançar o aplicativo, você encontrará um ícone de imagem com um + no canto inferior direito, para importar sua imagem. Em seguida, abra "Todos" e clique na foto que você deseja editar.

Retocar a foto Lightroom



Para começar, prepare a foto fazendo alterações preliminares, como o corte e a rotação. Na aba "Light", você pode ajustar a exposição, o brilho e o contraste. A aba "Colour" permite modificar individualmente a saturação e a tonalidade das cores presentes. Efeitos visuais e detalhes tais como brilho, borrão e grão também podem ser ajustados.

Passo 2 : Salvar as configurações da foto como uma preset

Quando você edita uma foto no Lightroom, o valor de cada configuração é automaticamente salvo. Isto permite que você aplique os mesmos ajustes a outras imagens.

Presets Lightroom para editar suas fotos

Depois de editar a primeira foto e descobrir o visual que prefere, clique no ícone "Mais" representado por três pontos no canto superior direito. Neste painel, selecione "Criar uma predefinição". Dê um nome a sua predefinição, e escolha as mudanças que você quer lembrar. Clique na marca de verificação para finalizar, e sua própria predefinição está pronta !

Salvar preset Lightroom

Etapa 3: Reutilizar o preset salvo em outras fotos

As presets que você criou antes podem ser usadas como inspiração ou como um ponto de partida.

Uma vez que sua preset tenha sido desenvolvida e finalizada, você pode encontrá-la na guia "Configurações Definidas" na parte inferior, e depois na categoria "Sua própria". De agora em diante, é possível dar o mesmo olhar a todas as suas imagens!

Se necessário, exportar o preset

A capacidade de criar presets e exportá-las é uma das maiores vantagens do Lightroom. Exportar presets é um processo muito simples, mas é feito apenas no computador. Cada predefinição que você cria ou importa é salva como um arquivo separado. Siga os passos abaixo para exportar sua predefinição :
  1. Selecione o que você deseja exportar na guia "predefiniçoes".
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre o preset. Um menu suspenso será aberto com várias opções diferentes. Selecione "Exportar".
  3. No menu que se abre, crie um nome de arquivo para sua preset e selecione o local em seu computador onde você deseja exportar o arquivo. Quando você terminar, clique em "Salvar".
  4. Sua preset agora é exportada ! O arquivo predefinido XMP está localizado na pasta/localização que você selecionou no diálogo Exportar!

Deixe um comentário